85-mil-motoristas-usuarios-de-drogas-emitiram-cnhs-em-dois-meses
  • CNH

8,5 mil motoristas usuários de drogas emitiram CNHs em dois meses

8,5 mil motoristas usuários de drogas emitiram CNHs em dois meses

Pouco mais de dois meses depois que passou a ser exigido o exame toxicológico para a renovação ou adição de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, ao menos 8,5 mil motoristas profissionais usuários de drogas emitiram o documento sem dificuldades. A estimativa é do programa S.O.S. Estradas.

Na avaliação da organização, o exame é simples, feito a partir da coleta de pequena amostra de cabelos. E é realizado em cinco mil postos de coleta no país.

Considerando os estados que obtiveram liminar na Justiça que suspende a obrigatoriedade do exame, além do índice de 10% de motoristas profissionais usuários de drogas, estimativa mínima que consta em estudos e ações do Ministério Público do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal (PRF), S.O.S. Estradas analisa que a maior parte dos motoristas drogados que conseguiram a habilitação no período é São Paulo – pelo menos 6,1 mil. Para se ter ideia da disparidade do ranking nacional, o segundo estado é a Bahia, com 677 emissões de CNHs.  Estes números correspondem às habilitações emitidas em 2013.

Segundo o órgão, analisando o cenário de 2015, o quadro é ainda mais alarmante. Só em São Paulo foram emitidas 951.036 CNHs no ano passado nas categorias C, D e E, cerca de 80 mil por mês. A estimativa, neste caso, é de 7,9 mil motoristas profissionais drogados no Estado que emitiram o documento.

Nove Detrans conseguiram na Justiça suspender o efeito da lei. “Apesar de alguns Detrans questionarem a efetividade do exame, o mesmo já é utilizado no Brasil há pelos menos 10 anos. Companhias aéreas, polícias militares, polícia rodoviária federal e mais recentemente até o Ministério Público Federal também exigem o exame para ingresso em suas instituições. Nos EUA, onde grandes transportadoras vêm utilizando o exame há 10 anos, o índice de caminhoneiros usuários de drogas caiu para praticamente zero nestas empresas, assim como os acidentes com profissionais sob efeito de substâncias psicoativas”, argumenta o órgão.

Sem habilitação
O S.O.S. Estradas calcula também que 9,7 mil motoristas que usam drogas regularmente foram impedidos de obter a CNH no mesmo período nos 18 estados que cumprem a norma. Eles terão de esperar mais 90 dias para fazer um novo teste. Em um ano, a estimativa é que 117 mil motoristas sejam identificados a partir dos exames como inaptos a dirigir.

A medida, segundo o órgão, deve reduzir drasticamente a violência nas estradas. Os veículos pesados correspondem a 4% da frota, mas estão envolvidos em 40% dos acidentes com mortes. Impedir os motoristas que consomem drogas de assumir o volante de um veículo de grande porte é, ainda de acordo com S.O.S., uma forma de o profissional buscar tratamento médico adequado.

Outro ponto que leva o órgão a defender a obrigatoriedade do exame é a redução do envolvimento de motoristas profissionais com o crime.  “Muitos caminhoneiros estão devendo aos traficantes e começam a transportar drogas para pagar dívidas, participar do roubo de cargas e veículos”, afirma Rodolfo Rizzotto, coordenador do S.O.S. Estradas.

Rizzotto afirma ainda que os Estados amparados por liminares tendem a ficar sobrecarregados com pedidos de emissões de CNHs nas categorias profissionais quando as medidas perderem efeito. “Em São Paulo não existe possibilidade de alegar falta de laboratórios e pontos de coleta. A rede é suficiente para atender à demanda com número muitas vezes até superior ao número de unidades regionais dos órgãos estaduais [de trânsito]. Portanto, a liminar que tem caráter precário tende a cair. Nesse caso, os motoristas que receberem a CNH nesse período e forem usuários de drogas estarão com uma licença para matar fornecida pelo Detran de São Paulo.”

Fonte: Radar Nacional

O artigo: 8,5 mil motoristas usuários de drogas emitiram CNHs em dois meses, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.