cenario-economico-aumenta-pessimismo-de-montadoras

Cenário econômico aumenta pessimismo de montadoras

Cenário econômico aumenta pessimismo de montadoras

cenario-economico-aumenta-pessimismo-de-montadorasO grau de pessimismo das montadoras com relação ao mercado nacional aumentou e levou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) a revisar novamente as projeções para o ano. As vendas, que no primeiro trimestre tinham estimativa de recuo de 13,2%, agora devem encerrar o ano com retração de 19%, ante 2015. Assim, o comércio de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus devem chegar a 2,08 milhões de unidades.

Já a produção deve atingir 2,30 milhões de unidades, recuo de 5,5%. Na contramão dos indicadores, as exportações devem aliviar o setor de um quadro ainda mais desfavorável, com alta de 21,5%, com 507 unidades embarcadas rumo a outros países. “As novas previsões consideram as dificuldades do cenário econômico neste começo de ano, que afetaram negativamente as vendas de veículos leves, mas principalmente de bens de capital, como os segmentos de pesados e de máquinas agrícolas e rodoviárias”, avalia o presidente da Anfavea, Antonio Megale. “No entanto, a sazonalidade do segundo semestre e a expectativa de recuperação gradual do PIB levaram a entidade a considerar uma queda anual menor do que a acumulada até maio. No caso das exportações, a busca por novos mercados aliada ao câmbio favorável puxaram os números para cima”, explica.   

No segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias a entidade espera que as vendas cheguem a 38 mil unidades, o que representa baixa de 15,5%. A estimativa para produção é de queda de 16,4%, com 46,2 mil unidades no final do ano. E para as exportações é esperado um cenário de retração de 18,6%, com 8,2 mil unidades.

Sobe-desce
As vendas de veículos registraram aumento de 2,8% no mês de maio, com 167,5 mil unidades ante 162,9 mil em abril. Mas, em relação ao mesmo período de 2015, quando foram negociadas 212,7 mil unidades, a baixa foi de 21,3%. No acumulado de cinco meses, quando foram vendidas 811,7 mil unidades, houve redução de 26,6% em relação as 1,11 milhão do ano passado.

“O nível de confiança do consumidor e do investidor ainda está abalado devido à conjuntura econômica e política que o país enfrenta. Há certa expectativa quanto às mudanças estruturais e isso ainda está postergando novas compras”, afirma Megale.

Na mesma tendência de vendas, a produção registra alta na comparação mensal. Subiu 3,2% em maio, com 175,3 mil unidades contra 169,8 mil em abril. Confrontado com o mesmo mês do ano passado, maio sofreu retração de 18% com 213,8 mil unidades naqueles mês.

O setor automotivo produziu no acumulado deste ano 834,1 mil unidades, o que mostra contração de 24,3% no comparativo com as 1,10 milhão de unidades do ano anterior. A indústria exportou em maio 46,9 mil unidades, crescimento de 23,9% sobre as 37,9 mil de abril, e de 15% contra mesmo mês do ano passado, com 40,8 mil. No acumulado, o resultado ficou maior em 21,8% – 183,3 mil unidades este ano e 150,5 mil em 2015. 

Fonte: Radar Nacional

O artigo: Cenário econômico aumenta pessimismo de montadoras, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.