How to repair the car. The young man consults by phone.

Falta de manutenção triplica risco de acidentes

Falta de manutenção triplica risco de acidentes

Pneus carecas, motores desregulados, freios imprecisos e falhas elétricas estão relacionados a 30% dos acidentes, aponta pesquisa.

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Pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito aponta que a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada a cerca de 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil. A conclusão é que a falta de manutenção triplica os riscos. O cuidado com a segurança no trânsito deve começar mesmo antes de o condutor colocar o veículo nas ruas

De acordo com a pesquisa, 80% dos veículos em circulação no país tem algum tipo de problema como pneu careca, lanterna queimada, falta de seta, motores desregulados entre outros. Para o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, esses problemas tornam-se mais graves com a pista molhada. “Com a chuva, um pneu careca tem mais chance de derrapar ou um limpador de para-brisa danificado vai prejudicar a visibilidade do condutor. Tudo isso coloca em risco a segurança não só do dono do veículo, mas de todos”, exemplifica o presidente.

Para prevenir acidentes, orientamos que a manutenção preventiva do veículo seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses. Na checagem, além de nível do óleo, freios, amortecedores, também é necessário verificar a parte elétrica como luzes e o funcionamento do cinto de segurança, que deve estar funcionando perfeitamente.

Economia

A manutenção do veículo preventiva não só beneficia a segurança no trânsito, mas também poupa o bolso do proprietário do veículo. Cuidar do carro antes que alguma peça esteja com o funcionamento comprometido, custa, em média, 30% menos que fazer a checagem de rotina. A calibragem correta dos pneus, conforme o Observatório Nacional de Segurança Viária, reduz em até 4% o consumo de combustível.

Os pneus merecem atenção especial. Quando estão carecas, reduzem a capacidade de travagem, de deslocamento em curvas e elevam o risco de aquaplanagem. O pneu careca é liso, não possui os sulcos ou gomos para escoamento da água em dias chuvosos. Assim, o carro desliza com maior facilidade e o motorista pode perder o controlo do veículo e causar um acidente.

Como a tração está localizada na parte da frente do veículo, os pneus dianteiros são os que mais desgastam. A educadora para o trânsito e instrutora de direção defensiva, Regina Lúcia Siqueira, alerta que é um erro o condutor colocar os melhores pneus na dianteira do veículo. “O condutor deve sempre deixar o pneu novo na parte traseira. Se algum imprevisto acontecer com o pneu dianteiro é mais fácil de sentir e controlar o veículo. Já na parte traseira o motorista não tem total controle”.

Fonte: Portal do Trânsito

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