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Uso de farol durante o dia em rodovias segue para sanção de Dilma

Uso de farol durante o dia em rodovias segue para sanção de Dilma

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 27, proposta que obriga motoristas a usarem farol baixo durante o dia nas rodovias. Projeto, que tem o objetivo de aumentar a segurança nas estradas, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Relator da matéria, o senador José Medeiros (PSD-MT), que foi policiai rodoviário federal por 20 anos, afirma que trata-se de um procedimento simples mas que contribuirá com a redução de colisões frontais nas rodovias. “O trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo. São quase cinquenta mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter custos pode resultar em menos acidentes”, afirmou José Medeiros.

Para o autor da proposta, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), a baixa visibilidade é uma das principais causas de acidentes de trânsito nas estradas. “Os condutores envolvidos continuam relatando que não visualizaram o outro veiculo a tempo para tentar uma manobra e evitar a colisão”.

O Projeto de Lei altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, o uso do farol baixo nas rodovias durante o dia é opcional e o entendimento é de que só o uso de farol baixo nas rodovias durante o dia, o entendimento é de que só uma norma com força de lei levaria os motoristas a adotarem a medida.

Segurança
Pesquisa realizada no Canadá aponta que manter os faróis ligados durante o dia torna o veículo visível para quem trafega na direção oposta a uma distância de até três quilômetros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta o uso do farol como forma de prevenir colisões frontais, já que acionar as luzes aumenta em 60% a visibilidade dos veículos.

Estados como Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul já obrigam condutores a usar os faróis durante o dia nas rodovias. O Contran tem recomendado aos órgãos de trânsito que incentivem os condutores a adotar a prática.

Na esfera federal, o CTB obriga o acionamento dos faróis durante o dia em ônibus, ao trafegarem em faixas próprias, motocicletas e ciclomotores. Durante o dia, condutores de veículos de passeio devem acender as luzes em túneis.

Em outros países, a obrigatoriedade já salvou vidas. As colisões entre carros diminuíram 5% nos Estados Unidos. Na Suécia os acidentes caíram 11%. A prática também está atribuída à redução de 7% dos acidentes na Dinamarca e de 11% no Canadá.

Fonte: Radar Nacional

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