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Veja dicas de como economizar combustível no Guia Prático do G1

Veja dicas de como economizar combustível no Guia Prático do G1

Aprenda a calcular a média de quilômetros por litro do seu carro e conheça maus hábitos do motorista que fazem o veículo ‘beber’ mais.

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O Guia Prático, série do G1 com mais de 130 vídeos sobre carros e motos, tem entre seus temas dicas sobre consumo de combustível.

Na quinta-feira (20), o governo anunciou um aumento da tributação sobre os combustíveis. A gasolina deve subir cerca de R$ 0,41 por litro, se o repasse for integral ao consumidor. O diesel deve ficar R$ 0,21 mais caro, e o etanol, R$ 0,20.

Veja abaixo que maus hábitos ao volante podem fazer o carro “beber” mais, como calcular o consumo do seu veículo e quais as diferenças entre gasolina aditivada, premium e comum, entre outras reportagens.

  • Aceleradas – evite aceleradas bruscas e desnecessárias. Elas afetam muito a média de consumo.
  • Vidros – andar com a janela aberta interfere na aerodinâmica e no consumo, principalmente a mais de 80 km/h.
  • Combustível – gasolina ou etanol “batizados” interferem na média porque a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada.
  • Na banguela? – aquele costume de deixar o carro em ponto morto em descidas é coisa do passado. O veículo engrenado gasta menos porque a injeção corta o combustível.
  • No trânsito – próximo aos semáforos, por exemplo, diminua a velocidade se estiver vermelho. Evite o “zigue-zague” e acelerar sem necessidade.
  • Velas – se ela está ruim, a queima do combustível fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.
  • Filtros – precisam ser trocados nas datas previstas no manual, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão.
  • Rodas – o alinhamento é fundamental para a aerodinâmica. Se o veículo está fora de geometria, as rodas serão arrastadas, em vez de somente girar.
  • Pneus – a calibragem influencia diretamente no consumo e deve ser feita no máximo a cada 15 dias.
  • Peso – quanto mais pesado, mas o veículo consome. Então retire o “armário” do porta-malas.
  • Troca de marcha – uso do câmbio deve ser suave, sem necessidade de “esticar” a marcha. Andar com uma marcha alta em baixa velocidade também aumenta o consumo.Velocidade – outra atitude eficiente é não andar em altas velocidades. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.
  • Rotina – Se o trajeto for curto, deixe o carro em casa. Um pouco de exercício não faz mal a ninguém.

Aprenda a calcular o consumo do seu carro

Leia mais sobre o que faz o consumo aumentar no ‘Oficina do G1’
Não é complicado, mas requer seguir algumas regrinhas (veja no vídeo acima), como rodar um mínimo de 200 km, para ter uma boa média.

Lista: o consumo de 987 carros, segundo o Inmetro

Calcule: álcool ou gasolina, qual vale mais a pena?

Se você mantiver um histórico do consumo, poderá identificar quando é a hora certa de fazer a manutenção e se o combustível que está no seu carro pode ter sido “batizado”.

‘Tanquinho’ de gasolina: veja como cuidar dele
Amigo do frio – o tanquinho só é acionado se a temperatura ambiente for menor do que 18 graus.
Encher ou não? – se você mora em um local onde costuma fazer frio, deixe meio litro de gasolina nele sempre. Prefira usar gasolina aditivada ou premium, que dura mais.
E se não tem tanquinho – modelos mais modernos de motor flex dispensam o ‘tanquinho’. Eles usam o aquecimento do etanol na entrada do bico injetor.

Gasolina premium, aditivada ou comum?
Em um primeiro momento, a gasolina aditivada não influencia no consumo. A função dela é manter a limpeza e preservar o motor, por meio de aditivos que ela contém.

A gasolina premium também tem aditivos, e possui octanagem maior. Esta é a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão. Na prática, ela permite uma combustão mais rápida e maior do produto, mas o efeito só é perceptível para carros mais potentes, como os esportivos.

Oficina do G1: andar com vidro aberto economiza combustível?

Nem sempre! O especialista em mecânica Denim Marum explica que, na estrada, em alta velocidade, é preciso considerar que o vidro aberto afeta a aerodinâmica do carro. Leia mais

Fonte: G1

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